Associação de Patinagem de Ponta Delgada desde 1954

Um pouco da nossa historia

Em 1947 iniciava-se na ilha a prática de hóquei em patins em São Miguel.

Sr. António Machado, o Dr. Alexandre Rodrigues, bem como Lopes da Silva, Manuel Simões, José Manuel Raposo, Filipe da Cunha, Eduardo Gamboa, João Eusébio Franco, entre outros dão início à modalidade.


"Jogava-se com tacos de hóquei em campo e com bolas de madeira."


A Associação de Patinagem de Ponta Delgada foi fundada a 31 de Março de 1954, na cidade de Ponta Delgada e logo filiada na Federação de Patinagem de Portugal.

Devido á regularização da lei de bases do desporto, deu-se á Constituição da Associação n. 493/2005 a 15 de Abril de 2005. 

A 30 de Abril de 2007 deu-se a alteração aos Estatutos da Associação - Alteração n. 62/2007.

Promover, regulamentar e dirigir ao nível local, Regional a prática das modalidades de Hóquei em Patins, Patinagem Artística e Patinagem de Velocidade, constituem as competências da Associação de Patinagem de Ponta Delgada, que sendo uma das catorze Associações de todo o País que, sob orientação da Federação Patinagem de Portugal, são responsáveis pelo desenvolvimento das modalidades da Patinagem.

Com 62 anos de atividade, a nossa Instituição tem desenvolvido uma ação de reconhecimento no espaço geográfico da sua competência nomeadamente na Ilha de São Miguel, com vasto historial em termos de realização de eventos desportivos tais como a Super Taça de Hóquei em Patins Seniores, a Taça Latina de Hóquei em Patins Sub24, em sete anos consecutivo o Torneio Cidade de Ponta Delgada com a presença de uma equipa de renome Internacional e os diversos Clubes do Açores, a Taça Açores de Juvenis de Hóquei em Patins, e recentemente no ano de 2015 a realização da primeira prova nacional de Patinagem artística a Taça de Portugal e em 2016 o 40º Torneio Inter-Regiões de Hóquei em Patins sub 15.

O Estádio Margarida Cabral foi o palco, lotado, de grandes noites de partidas de “Oquei”, que era uma das modalidades mais fortes da ilha de São Miguel, nas décadas de 50 e 60.

O Clube União Sportiva foi a equipa vencedora do 1º campeonato de hóquei em patins de São Miguel, sendo que outros clubes também marcaram presença na Historia desta Associação, Liceu Ponta Delgada, Clube União Micaelense, Clube Desportivo Santa Clara, Marítimo Sport Clube, Micaelense F.C, Ginásio Clube da Ribeira Grande, Grupo Desportivo São Roque, Clube de Patinagem Santa Cruz e Clube de Patinagem  de São Vicente Ferreira.

Inicia-se a modalidade de patinagem artística na década de 60, Visitas constantes da treinadora lisboeta Judie Gomes, durante cerca de 20 anos, onde formou atletas de patinagem artística e patinadores para as restantes modalidades.

Na década de 80, Filipe Viegas participa no primeiro estágio de patinagem artística para patinadores e técnicos, lecionado por Judite Gomes.

Convidado a dar treinos e no final da década de 80 implementa-se num clube, com antigos atletas e com uma nova geração, hoje treinadores, sendo o Primeiro Campeonato Regional realizado no ano de 1998.

Os nossos Clubes têm vindo a participar nos Campeonatos, Regionais, Nacionais e internacionais nas Diversas Disciplinas ao longo de Vários anos com;

Hóquei em Patins

Patinagem Artística

Vários são os clubes que dinamizam a Patinagem Artística, a saber; Clube de Patinagem de Santa Cruz, Escola de Patinagem de Ponta Delgada, Clube de Patinagem de São Vicente Ferreira, Clube de Patinagem da Vila de Capelas, Clube Desportivo Escolar Roberto Ivens, Clube de Patinagem São Pedro, Clube Desportivo Escolar do Ginetes, Academia de Patinagem Artística dos Açores, Grupo Desportivo São Roque e o Grupo Desportivo Casa de Povo da Ribeira Grande.

Em vários escalões a Patinagem Artística tem atingido excelentes resultados a Nível Nacional e Internacional ;

Muitos já foram os atletas que representaram os Açores nos Campeonatos Nacionais de Patinagem Artística em todos os escalões etários, destacando-se a primeira medalha Nacional em 1998/1999 e 1999/2000 pelo Par Artístico, Dulce Sousa e José Raimundo que por duas vezes consecutivas foram Vice Campeões Nacionais.

A Primeira campeã nacional Patinagem Artística, Ana Soares do CPSC surge em 2008, muitos foram os atletas medalhados, vários pódios nacionais por Clubes e no currículo consta várias participações consecutivas na Taça de Portugal em Patinagem Artística, tendo em sete delas o Clube de Patinagem de Santa Cruz alcançado o pódio, ( 2º Lugar em 2012 3 3º Classificados nos anos de 2006, 2010, 2011, 2013, 2014 e 2015.

Telmo Ferreira, com nove medalhas a Nível Nacional reforça o estatuto de atleta açoriano de patinagem livre com mais medalhas nacionais.

A nível Internacional a Patinagem Artística tem representado Portugal/ Açores com excelentes Resultados

Patinagem Velocidade

A patinagem de velocidade teve início à sensivelmente 16 anos, Sofreu uma paragem em 2000, mas recomeça com entusiasmo em 2011 pelo Clube de Patinagem da Vila de Capelas.

Esforço na formação de patinadores e técnicos, e em 2012, é alcançado o primeiro título nacional, a medalha de bronze na prova a Americana.

Instituição

A nossa instituição não possui instalações próprias do seu património, salienta-se o excelente empréstimo de uma Sala no pavilhão Sidónio Serpa, por parte do Serviço de Desporto de São Miguel, do nosso património contamos com uma viatura de 9 lugares, alguns equipamentos Informáticos bem como alguns equipamentos Desportivos (Patins, Sticks, Fatos de Treinos, bolas)

Atualmente com 11 Clubes filiados e cerca de 550 atletas Federados esta Associação tem levado o nome dos Açores ao mais alto Nível, com vários títulos a Nível Regional, Nacional e Internacional.

O Presidente do Governo dos Açores atribuiu o Estatuto de Utilidade Pública à Associação de Patinagem de Ponta Delgada a 26 de Novembro de 2016.

A coletividade em apreço é uma instituição sem fins lucrativos do associativismo desportivo, que coordena as orientações da respetiva Federação e promove, regulamenta e dirige, a nível local a prática de atividades desportivas no âmbito da patinagem;

A “Associação de Patinagem de Ponta Delgada” tem desenvolvido ao longo da sua existência uma ação meritória, no sentido de expandir a prática desportiva no seio dos seus associados e da comunidade, constituindo um instrumento institucional para a promoção de fins de interesse geral, na aceção prevista no artigo 1.º do Decreto-Lei n.º 460/77, de 7 de novembro, alterado pelo Decreto-Lei n.º 391/2007, de 13 de dezembro;

Considerando que a pessoa coletiva em causa tem cooperado com a Administração Pública Regional, e tem atuado com a consciência da sua Utilidade Pública, demonstrando que se dedica ao bem-estar da comunidade;

Obtidos os pareceres favoráveis da Vice-Presidência do Governo e da Secretaria Regional da Educação e Cultura, e tendo em conta que a “Associação de Patinagem de Ponta Delgada” se enquadra no disposto no n.º 1 do artigo 1.º, no artigo 2.º e no n.º 2 do artigo 4.º, todos do Decreto-Lei n.º 460/77, de 7 de novembro, na redação dada pelo Decreto-Lei n.º 391/2007, de 13 de dezembro;

Assim, ao abrigo do disposto no artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 460/77, de 7 de novembro, na redação dada pelo Decreto-Lei n.º 391/2007, de 13 de dezembro, e do artigo 1.º do Decreto-Lei n.º 52/80, de 26 de março, conjugados com o n.º 4 do artigo 5.º do Decreto Regulamentar Regional n.º 12/2014/A, de 24 de julho, determino o seguinte:

- Declarar de utilidade pública a “Associação de Patinagem de Ponta Delgada”, com sede na Rua da Juventude, Pavilhão Sidónio Serpa, S/N, freguesia de São José, concelho de Ponta Delgada, Ilha de São Miguel.

© 2006-2017 Rui Ponte
Facebook