desde 1954 Associação de Patinagem de São Miguel

Patinagem Volta a atingir o maior Numero de Sempre (567) Atletas

Patinagem Volta a atingir o maior Numero de Sempre (567) Atletas

Num ano de ouro para a patinagem micaelense, ano em que a Associação de Patinagem de Ponta Delgada alterou a sua Denominação para Associação de Patinagem de São Miguel, ano em que mais um dos projetos presidido por José Raimundo atingiu o objetivo pretendido, ano em que pela primeira vez na história da Patinagem Artística Açoriana teve a participação de um atleta no Campeonato do Mundo nos World Roller Games, o atleta Daniel Moniz do Clube de Patinagem de Santa Cruz, para além das diversas medalhas conquistadas pela Patinagem Artística e o Pleno nos Regionais de Hóquei Patins.


Depois de muito investimento nos últimos anos no apoio aos clubes em 50% das inscrições, no Gabinete Médico na imagem e formação, são cerca de 25 mil euros por ano, mas que sem dúvida valeu pelo crescimento da modalidade, atualmente somos 11 clubes em 3 concelhos da ilha de São Miguel (Ponta Delgada, Lagoa e Ribeira Grande) somos 567 atletas numa modalidade em que todos nos sabemos que não é de todo barata.


Em jeito de balanço e com base em várias estatísticas no seu todo a Patinagem Micaelense continua na Moda, aumentou o seu número de atletas, passamos de 550 atletas para 567 o maior de sempre na Patinagem Micaelense, divididos pelas seguintes disciplinas, Hóquei em Patins 132, Patinagem Artística 399, Patinagem de Velocidade 27 atletas e Skate 9 Atletas.


Na Patinagem Artística foi registado um decréscimo de 4 atletas, passamos de 403 atletas para 399, apesar do decréscimo minino a Patinagem Artística continua com uma forte divulgação e há boas perspetivas para o aparecimento de novos projetos noutros concelhos.


Comparando com a época anterior o Hóquei em Patins aumentou em 11 atletas passamos de 121 para 132 atletas, este aumento dá-se devido ao aparecimento do Hóquei Feminino, nesta especialidade para termos um crescimento mais significativo é urgente mais pavilhões adequados para a prática desta especialidade, só assim podemos aumentar o nº Clubes para a prática do Hóquei em Patins. Para termos uma ideia devido a grande ocupação do pavilhão Sidónio Serpa os próprios clubes existentes utilizem a mesma hora de treino para dois escalões o que é muito pouco para se realizar um trabalho de qualidade e quantidade na Formação no entanto nesta nova época 2017/2018 já ultrapassamos estes números com mais o aparecimento de uma equipa de Hóquei Feminino.

Na Patinagem de Velocidade, registou-se um pequeno aumento dos atletas inscritos ou seja de 26 atletas passamos para 27.

No Skate fomos o primeiro Clube Filiado na Federação Patinagem de Portugal através do Azores Radical Clube com 9 atletas Inscritos, nesta nova especialidade estamos a trabalhar para reunir condições ao nível de Juízes e treinadores, estando já agendados para o próximo ano os respetivos Cursos de forma a regularizar a modalidade do Skate.


No que diz respeito a nº de atletas por Clube, regista-se o seguinte Ranking;

- Clube de Patinagem de Santa Cuz – 93 Atletas – Patinagem Artística

- Escola de Patinagem de Ponta Delgada – 91 Atletas – Patinagem Artística

- Hóquei Clube de PDL – 78 Atletas – Hóquei em Patins

- Clube de Patinagem Ribeirgrandense – 71 Atletas – Patinagem Artística

- Clube de Patinagem da Vila de Capelas – 59 Atletas – 32 PA e 27 PV

- Marítimo Sport Clube – 54 Atletas – Hóquei em Patins

- Academia de Patinagem Artística dos Açores – 41 Atletas – Patinagem Artística

- Clube de Patinagem São Vicente – 33 Atletas – Patinagem Artística

- Clube de Patinagem de São Pedro – 21 Atletas - Patinagem Artística

- Clube Desportivo Escolar dos Ginetes – 17 atletas – Patinagem Artística

- Azores Radical Clube – 9 Atletas – Skate


Em relação a prática desportiva concluímos que o sexo Feminino lidera claramente a Patinagem com 416 atletas a praticar as modalidades contra 151 atletas do sexo masculino.


Sendo que por modalidade os dados são os seguintes:

Patinagem Artística – Femininos 377 e 22 Masculinos

Patinagem Velocidade – Femininos 19 e 8 Masculinos

Hóquei e Patins – Femininos 20 e 113 Masculinos

Skate – Masculinos 9.


Com estes números (377) a Patinagem Artística é uma das maiores modalidades em São Miguel com a prática federada no sexo feminino.


No que se refere á prática desportiva por Concelhos, Ponta Delgada lidera com 73% da prática desportiva ou seja com 403 atletas, seguindo-se a Lagoa com 15% (93 Atletas) e Ribeira Grande com 12% (71 atletas).


Em relação a atletas por escalão e no total das três especialidades da Patinagem, Conclui-se que o Escalão de Benjamins lidera com (126) Atletas, seguindo-se por esta ordem Infantis (120), Iniciados (91), Iniciação (65), Cadetes (48), Seniores (37), Juniores (36) e Juvenis (35).


Por disciplina / Escalão concluímos o seguinte: Hóquei em Patins – Seniores (24 Atletas), Iniciados (23), Benjamins (22), Juvenis (21), (20) em Infantis e Juniores e (2) em Iniciação).


Patinagem Artística – Benjamins (103 Atletas), Infantis (93), Iniciados (66), Iniciação (63), Cadetes (41), Juvenis (14), Juniores (13) e (6) Seniores.


Patinagem de Velocidade – Seniores, Cadetes e Infantis (7 Atletas cada), Juniores (3), Iniciados (2), e Benjamins (1).


No Sakte todos os Atletas são do Escalão de Sub 12.


No que se refere a recurso humanos, contamos com 21 treinadores Federados, sendo 13 de Patinagem Artística, 7 de Hóquei em Patins e 1 de Patinagem Velocidade.


O nosso conselho de arbitragem conta com 90 Árbitros /Juízes, sendo 66 Juízes/ Calculadores de Patinagem Artística, 13 Árbitros de Hóquei em Patins e 11 Juízes de Patinagem de Velocidade.


A nível de Dirigentes Federados, somos 26, sendo 15 do Hóquei em Patins, 10 da Patinagem Artística e 1 da Patinagem de Velocidade...


A Associação de Patinagem de São Miguel aproveita para desejar a todos os seus atletas, Treinadores, Dirigentes, Árbitros, Juízes, amigos e simpatizantes, um 2018 repleto de felicidades e que cada um consiga concretizar todos os seus sonhos!!


APSM, 31 de Dezembro de 2017


Notícias Relacionadas (+)

EUROPEU DE PATINAGEM ARTÍSTICA INJETA 1,3 MILHÕES DE EUROS NA ECONOMIA LOCAL

Aprovados os Calendários da Patinagem Açoriana

Reunião das Associações de Patinagem dos Açores no Pico

Daniel Moniz convocado para o Mundial (PA)

APSM continua a Apoiar 50% das Inscrições e Gabinete Médico aos seus Filiados

HCPDL Vence X Torneio Cidade de Ponta Delgada (HP)

© 2006-2018 Rui Ponte
Facebook